Fissura, Trinca e Rachadura, sabe diferenciar ? | TM3 Incorporadora

Fissura, Trinca e Rachadura, sabe diferenciar ?

Muitas pessoas acham que é tudo a mesma coisa, são semelhantes, mas não iguais, podemos dividir elas em grau de gravidade:

Fissura – atinge a pintura, indica menos risco de desabamento

Resultado de imagem para imagem de fissura na parede

Trinca – atinge a estrutura, aumentando o risco de desabamento

Resultado de imagem para imagem de trinca na parede

Rachadura – podendo até dividir a parede em dois, risco alto de desabamento

Resultado de imagem para imagem de rachadura na parede

Fissura: é uma pequena abertura superficial que não afeta em nada a estrutura da parede, atinge apenas o revestimento e a pintura, isso pode ser facilmente resolvido com massa corrida e tinta. As causas das fissuras normalmente são recalque de fundação, variação térmica e retração do concreto. Algumas dicas para evitar fissuras está sempre no modo de preparo da argamassa e no modo de aplicação, para consertos procure sempre um profissional.

Trinca: é praticamente o mesmo que a fissura, mas atinge a estrutura da casa e a largura é maior, trazendo um risco a mais para o morador, a forma de resolver isso também é fácil, mas é melhor evitar que aconteça isso do que reformar, para evitar que ocorra esse problema é sempre bom fazer tudo certo na hora da construção, também ficar atento às infiltrações e de preferência não construir em solos instáveis e procure sempre um profissional!

Rachadura: esse é um caso muito mais grave do que as duas já citadas, são quase que já divide uma parede em duas, que se passa vento, chuva e raios de sol, podendo desabar facilmente a qualquer hora. É causado por problemas na fundação, do solo, da laje ou excesso de peso, o único jeito de evitar é não fazer nada mal feito ou em excesso, para isso é bom consultar um profissional, pois para reformar é mais complicado ainda.